Somente três das 39 cidades com mais de 30 mil habitantes de Goiás já começaram ou vão começar a vacinação nesta segunda-feira (31), contra o coronavírus por idade, de forma decrescente, a partir dos 59 anos. São elas Aparecida de Goiânia, Itumbiara e Uruaçu.
A maior parte dos municípios aguarda nova remessa de doses e mantém a imunização de grupos prioritários. Havia expectativa da chegada de nova remessa no final de semana, mas não se concretizou. Na última quinta-feira (27), foi definido entre os gestores de saúde municipais e estaduais que as próximas remessas de vacinas serão divididas em 70% para a população no geral por faixa etária, abaixo de 60 anos, e em 30% para grupos prioritários, como pessoas com comorbidades e professores.
Nenhuma nova remessa de doses chegou desde que essa decisão foi tomada, mas cidades que tinham estoque de doses considerado suficiente, já iniciaram a etapa de vacinação do público de 59 anos. A primeira cidade a retomar a vacinação por idade foi Itumbiara, município de mais de 100 mil habitantes, na Região Sul de Goiás. No último sábado (29), foram vacinadas 402 pessoas com 59 anos em Itumbiara. No entanto, não há previsão de quando essa vacinação por idade vai continuar.
Nesta segunda, o município retoma o calendário de grupo prioritário, com a vacinação apenas de pessoas com deficiência permanente de 18 a 59 anos. “Todo o processo é feito de acordo com a chegada e disponibilidade de doses”, explica o secretário municipal de Saúde, Guilherme Davi da Silva.
Já em Aparecida de Goiânia, segunda maior cidade do Estado, a vacinação de pessoas com 59 anos começa nesta segunda-feira (31) utilizando o estoque de 27,3 mil doses. As novas remessas terão 70% reservado para continuar o critério por idade. A Secretaria Municipal de Saúde orientou que esse público alvo pode ir direto no drive-thru da Cidade Administrativa e Centro de Especialidades.