Projeção da Operadora Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aponta que pelo menos oito grandes usinas hidrelétricas no Centro-Sul do Brasil devem ficar com seus reservatórios perto do colapso total até 30 de novembro, fim do período de estiagem.
O relatório aponta que as represas de Furnas, Nova Ponte, Itumbiara, Emborcação e São Simão (que ficam em Goiás) esgotarão seus volumes úteis antes do recomeço das chuvas. Ambientalista alerta que desmatamento do Cerrado aprofunda crise hídrica no Estado.
Segundo levantamento da ONS, o volume útil de Serra da Mesa está 36,93%, nesta segunda-feira (7), responsável por 43,06% do subsistema Tocantins. Já o de Itumbiara está com volume atual de 12,88% e é responsável por 7,68% do subsistema do Parnaíba.
“Considerando-se as previsões de afluência obtidas com a chuva de 2020, prevê-se a perda do controle hidráulico de reservatórios da bacia do rio Paraná no segundo semestre de 2021. A perda do controle hidráulico na bacia do Paraná implicaria em restrições no atendimento energético nos subsistemas Sul e Sudeste/Centro-Oeste”, alerta a ONS na nota técnica.