O governador Ronaldo Caiado (DEM-GO) afirmou na live que apresenta tradicionalmente às sextas-feiras que o Brasil tem condição de produzir mais de 45 milhões de doses por mês da vacina contra a Covid-19 se os laboratórios chineses fornecerem os insumos para fabricação do imunizante. Por isso, ele junto com outros governadores pediram que o Congresso Nacional, por meio dos presidentes Fernando Pacheco, do Senado e Arthur Lira, da Câmara, possam intervir em uma “articulação internacional”.
⠀
A live desta sexta-feira (12/02) aconteceu logo após uma reunião por meio de video-conferência entre os governadores e os presidentes das Casa. Foi a primeira desde que Fernando Pacheco e Arthur Lira assumiram as respectivas presidências. Segundo Caiado, foram feitos dois pedidos: “Primeiro sobre a necessidade de fazermos uma articulação internacional tem um peso e um significado relevante e é reconhecido internacionalmente para que os laboratórios chineses possam nos fornecer os insumos”.
⠀
O democrata destacou que o Brasil tem uma característica de produtor de vacinas, caso tenha os insumos à disposição, tese também defendida pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Caiado pontuou que o país é capaz de produzir imunizantes para socorrer outros países, após a imunização total da população.
⠀
“Nós, do Brasil, se nós tivermos o insumo, nós temos condição de produzir mais de 45 milhões de doses/mês. Então, você há de convir que ao receber o insumo, o Brasil tem condição de produzir a vacina e no final, de 4 ou 5 meses, o Brasil teria sua população inteira vacinada e podendo vender e socorrer outros países no mundo. Esse é um trabalho que eu tenho insistido muito”, destacou.