Renildo Botelho Pimentel, de 47 anos, se envolveu em um grave acidente de trânsito na BR-414, próximo ao povoado de Vila Taveira (Faz Tudo), na manhã desta sexta-feira, 19 de março. Ele conduzia uma Mitsubishi L200 de cor preta, e perdeu o controla da direção ao sofrer uma aquaplanagem e sair da pista, capotando o veículo e só parar dentro do mato às margens da pista.
Era por volta das 07:30 desta sexta-feira, quando a 6ª Companhia Independente de Bombeiros Militares de Niquelândia (CIBM-NIQ) foi acionada, via 193, para atender uma saída de pista, seguida de capotamento, que havia acontecido próximo da fazenda São João deste município. De imediato, a equipe da Ala Bravo deslocou para a região e deparou com os fatos.
No local, o condutor da caminhonete estava deitado em decúbito dorsal, consciente e com um corte contuso no queixo, face e cabeça. Tratava-se de Renildo Pimentel, ex-candidato ao cargo de vereador por Niquelândia na última eleição. Ele que é natural de Niquelândia, seguia em seu veículo que tem placa Uberlândia-MG, e como chovia naquele momento, acabou perdendo o controle da direção e saiu da pista.
Ainda no local, Renildo recebeu os Atendimentos Pré-Hospitalar (APH) e foi encaminhado com urgência para o pronto socorro do Hospital Municipal Santa Efigênia, onde deu entrada em estado grave e após receber os devidos atendimentos, foi transferido para um Hospital de Urgência em Anápolis. Ele foi levado pela equipe médica da Unidade de Serviços Avançados (USA) de Uruaçu.
Até o momento da publicação desta edição, este portal não havia tido informações do estado de saúde de Renildo. Pelas imagens do local do acidente é possível ver a distância que a caminhonete percorreu antes de parar, e por pouco este acidente não terminou em uma tragédia.
A aquaplanagem é um fenômeno físico, que acontece quando o carro perde o contato com o solo, por conta de uma camada de água que fica debaixo do pneu. Quando isso acontece, o carro literalmente flutua, deixando o motorista vulnerável e sem controle do veículo.
Se o veículo aquaplanar, a primeira coisa a se fazer é manter a calma e não pisar no freio bruscamente. Isso poderá causar o travamento das rodas, agravando a situação. O correto é reduzir e velocidade gradativamente, aliviando a pressão no pedal do acelerador.
Para evitar esta situação de perigo, você deve observar com atenção a presença de poças de água sobre a pista, mesmo não havendo chuva, e reduzir a velocidade utilizando os freios, antes de entrar na região empoçada. Na chuva, aumenta a possibilidade de perda de aderência.