O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou, na tarde desta terça-feira (29), despacho que suspende todos os acordos de cooperação técnica firmados pela gestão do agora ex-presidente Alessandro Stefanutto com entidades.
Trata-se de mais uma medida que visa estancar o rombo de mais de R$ 6,3 bilhões. O rombo foi aberto por meio de descontos não autorizados nos rolerites dos aposentados e pensionistas. Uma das formas utilizadas para desviar o dinheiro era por meio dos acordos de cooperação técnica, que acabam de ser suspensos.
De acordo com o governo, os ACTs ficam sobrestados até que se faça uma avaliação de todos eles no que diz respeito à regularidade e conformidade com as normas vigentes.
Também foi determinada a realização de análise criteriosa dos referidos acordos, por parte das diretorias de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão (Dirben) e de Governança, Planejamento e Inovação (Digov) e da Auditoria-Geral (Audger), com a verificação da regularidade do cumprimento dos ajustes celebrados e, se necessário, a proposição de medidas corretivas ou a rescisão definitiva dos instrumentos.
*Portal Mais Goiás