As empresas e as instituições financeiras precisavam entregar até esta sexta-feira (dia 28) os informes de rendimentos referentes ao ano de 2024 para seus funcionários e clientes. Os documentos costumam ser enviados por e-mail ou liberados digitalmente nos sites das empresas, como corretoras, bancos e operadoras de planos de saúde.
Se nenhuma dessas vias foi divulgada, no entanto, o contribuinte ainda pode contar com a chance do informe ter sido entregue à Receita. É possível acessar o Portal e-Cac e conferir, por lá, se há algum informe que você deixou de receber.
Para isso:
Acesse o Portal e-CAC por meio deste link;
Clique na opção “Declarações e Demonstrativos”;
Em seguida, acesse “Consulta de Rendimentos Informados por Fontes Pagadoras”
Os informes de rendimento servem como guias para o preenchimento das declarações de Imposto de Renda de 2025. Para trabalhadores, detalham informações de salários, eventuais bônus, comissões e participação nos lucros e resultados.
Nos casos de clientes, todos os ganhos com aplicações financeiras, como juros sobre investimentos em renda fixa e o prejuízo (ou lucro) referente à ações. Há outras empresas que também realizam a divulgação do informe, como operadoras de saúde (planos médicos e odontológicos), escolas e universidades, além daquelas que fazem a intermediação do aluguel de imóveis.
E se o documento não foi feito?
Caso o informe de rendimentos não tenha sido enviado sequer para a Receita, o contribuinte deve formalizar a situação através de um e-mail enviado para a empresa. E prosseguir com as informações que tiver para prestar contas ao Fisco, para não correr o risco de ser autuado por entrega em atraso. Retificações podem ser feitas posteriormente, se houver necessidade.
Se o funcionário não tiver retorno da empresa, após ter notificado a mesma por e-mail, ele pode proceder com uma denúncia formal para a Receita Federal, para que seja imposta à empresa multa pelo não fornecimento do documento. E fazer a denúncia ao sindicato de sua categoria profissional.
Do Extra | Foto: Freepik