Nesta quarta-feira (5), o avião carregado com 629 mil doses de vacina da Pfizer/Biontech compradas pelo Brasil chegou ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Este é o segundo lote de um contrato para 100 milhões de imunizantes.
A aeronave chegou às 21h11, após atraso de uma hora na saída do voo de Miami (EUA). A previsão inicial era de que o avião da companhia aérea de logística UPS chegaria em Campinas às 19h55. As informações são do portal G1.
O descarregamento da vacina teve um esquema de segurança especial, com apoio de 80 integrantes da Polícia Federal, Receita Federal e Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa).
As doses devem ser destinadas às capitais brasileiras, por causa da necessidade de condições especiais para armazenamento. As doses da Pfizer têm que ser armazenadas em temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias.
A primeira remessa de vacinas da Pfizer, recebida em 29 de abril, teve 1 milhão de doses e foi recebida também em Viracopos. A vacina da Pfizer é a terceira a ser usada no Brasil, no combate à Covid-19.