Segundo os relatos do Registro de Atendimento Integrado (RAI 19571345), por volta das 23:00 horas dessa segunda-feira, 24 de maio de 2021, a Polícia Militar de Niquelândia foi acionada pelo Comandante da Polícia Militar de Uruaçu, Capitão Cabral, sendo informada de um furto que estaria acontecendo no loteamento Pouso Alegre, e que os autores estariam dentro do loteamento recolhendo alguns objetos furtados no local.
De imediato, os policiais deslocaram para o local relatado pelo Capitão Cabral e ao chegar deparou com o militar realizando a abordagem nos indivíduos, que já estavam rendidos e amarrados com um cinto. Para os policiais o comandante relatou que estava no condomínio, quando deparou com algumas pessoas estranhas no local. Diante dos fatos, ele pegou seu veículo e iniciou rondas pelo local, afim de checar se havia pessoas sem autorização por ali, e evitar uma possível tentativa de furto nas casas do condomínio.
Durante o patrulhamento, o Capitão Cabral deparou com um veículo desconhecido, e seu condutor junto com o passageiro demostraram atitudes suspeitas. Quando os mesmos perceberam que o policial era o Capitão Cabral, que já foi comandante da Polícia Militar de Niquelândia, empreenderam fuga, sendo acompanhado pelo policial, que atingiu o pneu do veículo com um tiro, obrigando o condutor para a fuga e se render, já que ele desobedeceu a ordem de parada do militar.
Ao proceder com a abordagem, os ocupantes do veículo foram identificados como (V.H.D.F, de 18 anos) e (A.P.S, de 23 anos). O terceiro envolvido, identificado como (D.M – de idade não identificada), conseguiu fugir. Este último identificado ficou na entrada do condomínio aguardando os outros entrarem para cometerem o furto. Ao perceber a movimentação, ele acabou evadindo para o matagal, tomando rumo ignorado, mais acabou sendo identificado.
Em diálogo com os detidos, eles informaram que A.P.S esteve mais cedo no condomínio, e furtou um motor de popa e quatro botijões de gás, deixando os objetos escondidos numa casa. Posteriormente ele chamou D.M e V.H.D.F para irem até o condomínio buscar os objetos furtados e aproveitarem a oportunidade e pegar pegarem outros objetos. Quando os três chegaram no condomínio, o portão estava trancado, mas com um alicate industrial, eles cortaram os cadeados e entraram, ficando um no portão vigiando.
Dentro do condomínio, os dois ainda arrombaram outras três residências, deixando as mesmas reviradas, na busca por objetos de valores. Foi subtraindo uma canoa, uma caixa com vários aviamentos de pescas, duas carretilhas, três varas com carretilhas, quatro varas com molinetes, nove varas sem molinetes e uma vara de bambu. Uma canoa estava no meio da rua, pronta para ser engatada no rabicho do veículo e ser levada pelos criminosos.
Diante dos fatos, eles receberam voz de prisão e foram encaminhados até o Hospital Municipal, para a realização do relatório médico e em seguida eles foram conduzidos para a delegacia de Polícia Civil, junto com os objetos que os mesmos haviam furtado no condomínio. Como o veículo ficou impossibilitado de roda, foi acionado o auxílio do guincho e o mesmo foi apreendido no pátio da polícia, para os devidos fins.