Com todos os leitos de UTI ocupados na cidade, a Prefeitura de Jataí impôs até agora o que deve ser um dos mais duros decretos de restrição do Estado de Goiás. Ao anunciar o decreto de fechamento de comércio, o texto prevê até mesmo a restrição de veículos particulares nas ruas a partir desta quarta-feira (03/03). O documento terá efeitos válidos até a próxima terça-feira (09/03).
⠀
Ficam estabelecidos serviços essenciais atendimento de urgência e emergência, unidades de psicologia, psiquiatria, fisioterapia, nutrição e reabilitação, unidades de hematologia e hemoterapia, oncologia, neurocirurgia, cardiologia, neurologia, intervencionista, pré-natal e da terapia renal substitutiva, emergências odontológicas, farmácias e drografia, clínicas de vacinação e imagem, serviços de testagem para covid-19, unidades públicas e privadas em atendimentos ambulatoriais e especialidades em saúde de instituições de ensino superior, com atendimento em 50% mediante a atendimento prévio, laboratório de análises clínicas, cemitérios e funerárias, distribuidores e revendedores de gás e de combustíveis.
⠀
Também houve a inclusão de supermercados, hipermercados e mercearias, distribuidoras de água, açougue e peixarias, laticínios e frios, frutarias e verdurões, em panificadoras, padarias e confeitarias (somente para retirada no local ou delivery).
⠀
O texto prevê multa para estabelecimentos não essenciais que insistirem em abrir durante o período de restrição que vão de R$ 5.000,00 para infração primária até R$ 10.000,00 em caso de reincidência, além da suspensão do alvará de funcionamento.