O auxiliar de arbitragem goiano Bruno Pires está na Copa do Mundo no Catar, o que é uma grande conquista. Entretanto, antes mesmo de ser convocado para o campeonato, ele já tinha conquistado o coração dos alunos de uma escola pública de Goiânia. Bruno Pires é professor de educação física e comandou um projeto de iniciação esportiva para crianças.
A Escola Municipal de Tempo Integral do Jardim Novo Mundo, na região leste da capital, já está toda enfeitada com bandeiras do Brasil, no clima da Copa do Mundo. Mas a torcida por lá não é só nos jogos do Brasil, quando o professor Bruno Pires faz parte da arbitragem de um jogo também é motivo para comemorar.
Bruno consegue conciliar as duas funções, ser servidor público da educação e arbitro. Ele tocou o projeto da prefeitura desde o início, com o intuito de ensinar futebol para as crianças. O diretor da escola, Thiago Henrique, explicou que o professor sempre esteve empenhado no projeto. “Ele é extremamente profissional”, disse o diretor.
O empenho resultou em carinho e admiração dos alunos que foram alunos do Bruno no projeto. Devido à pandemia, o projeto parou em 2019, mas os ensinamentos ficam na memória das crianças. O professor ensinava dribles, chutes ao gol, passes e cabeçadas e fazia a alegria dos meninos.
Segundo o presidente da Comissão de Arbitragem, coronel Júlio César Motta, Bruno é uma pessoa brincalhona e querida em todos os lugares. “Eu acredito que o sucesso que ele está colhendo agora não é por acaso”. Afirma o presidente da Comissão de Arbitragem.
Da simplicidade do ensino público, o auxiliar de arbitragem virou o primeiro assistente goiano a atuar em uma Copa do Mundo. Ele está no quadro da Fifa desde 2015 e estreou na Copa do Mundo de 2022 na partida entre Holanda e Senegal, na última segunda-feira (21). O árbrito principal Wilton Sampaio, também goiano, participou da mesma partida.
A dupla vai fazer o segundo jogo do campeonato na manhã deste sábado (26), na partida entre Polônia e Arábia Saudita.
O aluno Victor Gabriel, de apenas 13 anos, ficou empolgado e impressionado ao ver o professor atuando no campeonato. Bruno marcou a vida destas crianças com ensinamentos e solidariedade e agora marca o nome dele na Copa do Mundo no Catar.
Fonte: G1