No último domingo, 28 de fevereiro de 2021, a redação do Plantão de Notícias 24 Horas, recebeu informações de uma moradora do povoado de Muquém, sobre uma barragem na Fazenda Vale do Sol, localizada às margens da GO-237, na região do Rio do Peixe que apresentava sinais de desabamento de terras de seu aterro e oferecia riscos de rompimento, com riscos de danos a natureza, ao patrimônio público e para terceiros, uma vez que a mesma está bem próxima da rodovia da fé, local de grande fluxo.
De imediato a informação, os fatos foram repassados para a Secretaria Municipal de Meio-Ambiente e Corpo de Bombeiros de Niquelândia, que de prontos deslocaram para a região para fazer a verificação do local, antes que algo pudesse acontecer. Devido ao período chuvoso, a represa poderia se romper a qualquer momento, já que o grande volume de chuva fazia com que a água transbordasse e levasse a terra do aterro que segurava a água.
Era por volta das 13:00 horas quando as equipes deslocaram para o local e constataram que havia diversas fissuras na parede da crista da barragem. Também foi identificado uma erosão na parte de baixo da parede de sustentação da água. De acordo com o levantamento da equipe do Corpo de Bombeiros, o extravasor de água não era suficiente para comportar a água das crepitações hídrica causando o acumulo e transbordo por cima da crista.
Feito os devidos levantamentos da barragem e apontar os riscos que poderia ocorrer, o dono da propriedade rural foi notificado e orientado a tomar as devidas providências para evitar que a água continuasse transbordando pela crista e causar o rompimento da barragem. O dono da fazenda foi orientado a aumentar o local de saída da água, para abaixar o nível da barragem, assim teria menor peso da represa no aterramento.
Diante das orientações da Secretaria de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros, o homem se comprometeu em tomar as devidas ações necessárias e evitar o rompimento da barragem, que poderia invadir a GO-237, oferecendo grandes riscos para quem passa pelo local.
Fotos dos funcionário do Meio Ambiente e do Corpo de Bombeiros vistoriando a barragem