Enfermeiros do Hospital Newton-Wellesley dizem que estão preocupados com o número crescente de casos de câncer entre enfermeiros veteranos que trabalham em uma enfermaria de cuidados maternos no quinto andar. “Você vai trabalhar todos os dias com essa sensação no estômago, e é uma sensação péssima”, disse um enfermeiro que não quis ser identificado à WBZ-TV.
Ela está falando abertamente após ser diagnosticada com um tumor cerebral e diz que não está sozinha entre seus colegas de enfermagem. “Está chegando ao ponto em que o número simplesmente aumenta, e você começa a dizer: estou louca pensando nisso?”, ela disse. “Isso não pode ser apenas uma coincidência.”
Enfermeiros diagnosticados com tumores cerebrais
Ela afirma que até dez enfermeiras que trabalham no andar foram diagnosticadas com diferentes tumores cerebrais nos últimos anos, alguns cancerígenos e outros não. Ela diz que três passaram por cirurgia e acredita que o hospital não tem dado suporte suficiente.
“Queremos garantias porque estes últimos meses não têm sido reconfortantes para muitos membros da equipe”, ela disse. “Queremos nos sentir seguros, da mesma forma que queremos fazer nossos pacientes se sentirem seguros.”
O hospital confirma que está investigando desde dezembro e, até sexta-feira, entrevistou oito enfermeiros, cinco dos quais, segundo ele, tiveram tumores cerebrais benignos. Nenhum deles é cancerígeno, de acordo com um porta-voz.
Hospital diz que “não há risco ambiental”
O Hospital Mass General Brigham/Newton-Wellesley forneceu uma declaração à WBZ-TV dizendo que uma investigação não encontrou “nenhum risco ambiental”.
“Depois que tomamos conhecimento de tumores cerebrais relatados em indivíduos que trabalhavam ou já trabalharam na mesma área do hospital, conduzimos uma investigação abrangente em colaboração com o Departamento de Saúde e Segurança Ocupacional, o Diretor de Segurança de Newton-Wellesley, escritórios de segurança farmacêutica e de radiação e consultores ambientais externos.
Cada membro da equipe que se apresentou teve a oportunidade de ser entrevistado pela equipe de Saúde e Segurança Ocupacional para avaliar cada diagnóstico no contexto de seu histórico médico individual e fatores de risco. Para avaliar quaisquer possíveis exposições ambientais naquela área do hospital, avaliações ambientais abrangentes seguindo as diretrizes do CDC começaram em dezembro.
A investigação não encontrou riscos ambientais que pudessem estar ligados ao desenvolvimento de um tumor cerebral. Apresentamos essas descobertas a grupos de partes interessadas relevantes, incluindo a equipe da unidade e a Massachusetts Nursing Association, e realizamos fóruns para nos reunirmos com líderes clínicos e de saúde ocupacional para responder às suas perguntas. O hospital está fornecendo à MNA os resultados dos testes da investigação, incluindo os de várias empresas ambientais externas.
Com base nesses resultados, podemos tranquilizar com confiança nossos dedicados membros da equipe no Mass General Brigham/Newton-Wellesley Hospital e todos os nossos pacientes de que não há risco ambiental em nossa unidade. Como sempre, a saúde e o bem-estar de nossa equipe, clínicos e pacientes são nossa prioridade absoluta”, – Jonathan Sonis, Diretor Médico Associado e Vice-Presidente de Assuntos Médicos e Sandy Muse, Diretora de Enfermagem e Vice-Presidente Sênior de Serviços de Atendimento ao Paciente.
*Com informações do portal The Peoples Voice e CBS News