A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia Municipal de Turvânia, com apoio do Grupo Especial de Investigações Criminais (GEIC), DEAM e 7º Núcleo de inteligência, deu cumprimento a um mandado de busca e apreensão domiciliar.
Os mandados foram cumpridos nesta terça-feira, 8 de Abril de 2025, em face do ex-secretário de finanças do município de Turvânia, investigado pela prática dos crimes de peculato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
Com efeito, a Polícia Civil teve ciência, através de notícia-crime oferecida pelo atual Prefeito do município de Turvânia, que o ex-Secretário de Finanças municipal estaria se apropriando de dinheiro público, omitindo movimentações de extratos bancários e dissimulando a origem ilícita do montante obtido, através de investimentos e aquisição de criptomoedas.
Até o momento, as investigações apontam que o ex-Secretário teria se apropriado de, pelo menos, mais de R$ 400.000,00, montante este transferido a contas bancárias vinculadas à Pessoa Jurídica da qual o investigado consta como sócio majoritário.
Durante o cumprimento da ordem judicial foram apreendidos notebooks e aparelhos vinculados a computação, cartões bancários, talões de cheques, diversos pen- drives, notas de dólares(possivelmente falsas), relógios de marcas e outros bens de valor, arquivos e objetos relacionados a moedas digitais (criptomoedas) e documentos e anotações vinculados a Prefeitura Municipal de Turvania.
O cumprimento do mandado de busca e apreensão faz parte de uma série de medidas pleiteadas junto ao Poder Judiciário, que visam subsidiar as investigações, que seguem seu curso e objetivam esclarecer os fatos e devolver a quantia desviada aos cofres públicos.
*Polícia Civil do Estado de Goiás