Nessa segunda-feira (28), o Grupo Especial de Investigações Criminais (GEIC) de Caldas Novas realizou a prisão em flagrante de Roberto Cohen (que também responde como Zigmund Cohen – em suposta nacionalidade Israelense), de 56 anos, suspeito de praticar o crime de falsificação de documentos e símbolos públicos.
A investigação identificou que Cohen estabeleceu uma organização social em Caldas Novas. Ocorre que tanto as placas afixadas na sede do estabelecimento quanto a página da organização na internet (www.fundacaosantacasagov.org) apresentam informações inverídicas e inconsistentes, o que levantou suspeitas de que o indivíduo pudesse estar falsificando documentos e praticando outros delitos conexos.
Diante disso, a Polícia Civil representou por busca e apreensão no local, medida deferida pelo Poder Judiciário. Ao cumprir a busca no estabelecimento, onde Cohen também havia fixado sua moradia.
Foram encontrados: um simulacro de arma de fogo, fardamentos, brevês e insígnias de missão de paz da ONU (uma farda administrativa e outra de cerimonial “de gala”); inúmeros diplomas de faculdades brasileiras e estrangeiras (por exemplo, Harvard), para cursos, inclusive de pós-doutorado (PhD), nas áreas de medicina (neurocirurgia robótica, genética, medicina molecular, medicina preventiva, etc), psicologia, farmácia, fisioterapia, direito, administração, física quântica e astrofísica.
Além disso, diplomas com emblemas da agência de inteligência dos EUA (CIA), para cursos de contraterrorismo e inteligência internacional; também foram encontrados diversos crachás, carteiras e identidades funcionais supostamente de autarquias federais, embaixadas, agências nacionais e internacionais, entidades eclesiásticas e outros órgãos.
Dentre esses documentos e demais objetos (inclusive um passaporte diplomático), alguns estavam em português, alguns em inglês e outros até mesmo em hebraico, com os nomes Roberto e/ou Zigmund.
*Polícia Civil de Goiás