• Sobre Nós
  • Anunciar
  • Políticas de Privacidade
  • Contato
57
  • Home
  • Brasil
  • Goiás
  • Uruaçu
  • Niquelândia
  • Esportes
  • Internacionais
  • Prefeitura
  • Contato
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Goiás
  • Uruaçu
  • Niquelândia
  • Esportes
  • Internacionais
  • Prefeitura
  • Contato
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Logo Plantão de Notícias
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Home Brasil

Câmara aprova suspensão de ação penal contra Delegado Ramagem relacionada a atos do 8 de janeiro

A ação penal engloba 8 acusados, inclusive o ex-presidente Jair Bolsonaro

Jornalista Sinailton Gonçalves de Jornalista Sinailton Gonçalves
08/05/2025
Dentro Brasil
0 0
0
Câmara aprova suspensão de ação penal contra Delegado Ramagem relacionada a atos do 8 de janeiro
0
SHARES
6
VIEWS
Públicar no FacebookPúblicar no TwitterPúbicar WhatsApp

A Câmara dos Deputados aprovou a sustação de ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) relacionada à tentativa de golpe de Estado, na qual está incluído o deputado Delegado Ramagem (PL-RJ). Aprovada em Plenário por 315 votos a 143 e 4 abstenções, a sustação foi promulgada na forma da Resolução 18/25.

O pedido de sustação da ação penal foi feito pelo Partido Liberal (SAP 1/25) e aprovado nesta tarde na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), antes de chegar ao Plenário da Câmara.

O relator do pedido, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), afirmou que cabe sustar a ação porque os crimes de tentativa de golpe de Estado e de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa, dos quais Ramagem é suspeito, teriam sido praticados depois de sua diplomação. “Sustar a ação penal não é jogar para a impunidade. É a paralisação do curso do processo até o fim do mandato, daqui a 1 ano e 6 meses”, declarou.

Segundo Gaspar, foram observados todos os requisitos previstos na Constituição para suspender a ação penal: denúncia, recebimento da mesma pelo STF e que os crimes tenham sido cometidos a partir da diplomação. “Esta Casa não é menor do que qualquer Poder da República. Estamos decidindo os fundamentos das prerrogativas constitucionais deste Parlamento”, disse.

O texto aprovado prevê que será “sustado o andamento da ação penal contida na Petição 12.100, em curso no STF, em relação a todos os crimes imputados”. A redação provocou polêmica entre os parlamentares, pois não especifica que a sustação do processo se refere ao deputado Delegado Ramagem, sendo que a ação engloba 8 acusados, inclusive o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no governo anterior, Ramagem é um dos réus no processo de tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Ele foi indicado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como um dos integrantes do “núcleo crucial” da trama por ter prestado suporte técnico, elaborando documentos para subsidiar ações de desinformação, especialmente em relação à segurança do sistema de votação eletrônico e à legitimidade das instituições responsáveis pelo processo eleitoral de 2022.

Ofício do Supremo

Ao contrário do parecer de Gaspar, o Supremo tem entendimento de que não é possível trancar integralmente a ação penal contra Ramagem. Em ofício enviado à Câmara pelo presidente da 1ª Turma do STF, ministro Cristiano Zanin, a suspensão só valeria para o parlamentar e apenas para os crimes cometidos após a diplomação como deputado eleito, em dezembro de 2022.

Desta forma, seria possível interromper a análise de dois crimes (dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado), por se referirem aos atos de 8 de janeiro, que ocorreram após a data de diplomação. Com relação às outras imputações (abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e organização criminosa), o ofício informou que o STF daria andamento ao processo contra o parlamentar.

Além disso, não há previsão legal de sustação para outros réus, como Jair Bolsonaro. Para Alfredo Gaspar, no entanto, mesmo os crimes que teriam ocorrido antes da diplomação estariam abrangidos pela sustação porque seriam “permanentes”, ou seja, se prolongaram no tempo.

Previsão constitucional

O pedido do PL para sustar o processo se baseia no artigo 53 da Constituição, que trata da imunidade parlamentar, prevendo que cabe à Casa do parlamentar decidir sobre o andamento de ação penal (sustação ou prosseguimento) após informe do Supremo.

Discussão limitada

O presidente da Câmara, Hugo Motta, definiu que não haveria discussão em Plenário sobre a suspensão de ação penal, apenas a votação. “A matéria foi amplamente discutida por aproximadamente três dezenas de parlamentares em reuniões que totalizaram mais de 10 horas no âmbito da Constituição e Justiça e de Cidadania”, justificou.

Mais beneficiados

O líder do PT, Lindbergh Farias (PT-RJ), afirmou que a aprovação da medida vai beneficiar todas as 34 pessoas acusadas de estimular e realizar atos contra os Três Poderes e contra o Estado Democrático de Direito, incluindo o ex-presidente Bolsonaro e ex-ministros como os generais Braga Netto e Augusto Heleno. “Os senhores estão aqui querendo trancar a ação penal de 34 denunciados, com julgamento para começar”, declarou.

Para o deputado, o texto é uma tentativa de impedir o julgamento já marcado contra o ex-presidente e seus assessores. Além disso, segundo dele, pode levar a Câmara à posição de “irrelevância institucional” pela inconstitucionalidade do texto.

Para o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), o parecer busca estabelecer bases para suspender toda a ação penal e não apenas a ação contra Ramagem. “No debate na CCJ, ficou nítido que o objetivo político é tomar uma decisão na Câmara dos Deputados para elevar a tensão e o choque com o Supremo Tribunal Federal”, disse. Segundo ele, o pedido é apenas uma provocação contra o STF.

A deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS) afirmou que a proposta de suspensão é o “trenzinho da anistia” para os acusados de tentativa de golpe de Estado. “Os golpistas de ontem e de hoje querem pegar uma carona e anistiar todos os núcleos que comandaram a tentativa de golpe do 8 de janeiro”, informou.

Para o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), o deputado Ramagem virou um “guarda-chuva” para proteger outros sem imunidade parlamentar. “Imunidade alargada, golpe legislativo, obstrução ao processo judicial, rito sumário inventado pelo presidente. É um achincalhe, esta é a noite da vergonha, do obscurantismo golpista”, criticou.

O deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE) avaliou que o texto aprovado estabelece prerrogativas parlamentares para quem não é parlamentar. “Não tem o menor cabimento o artigo da Constituição que assegura as prerrogativas parlamentares ser estendido a quem não é parlamentar”, declarou.

Vários deputados da base do governo citaram súmula do STF que não estende a outro réu, no mesmo processo, a imunidade parlamentar.

De acordo com Gaspar, porém, o parecer não ampliou o escopo para livrar outros réus além de Ramagem. “Quem fez uma denúncia colocando todo mundo no mesmo vagão? Quem escolheu colocar Ramagem e os outros em uma mesma denúncia? O Ministério Público”, disse.

Constituição

O deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) explicou que a Constituição estabelece sustar uma ação penal completa, e não apenas parte dela. “Ou susta-se a ação e, nela sustando, a consequência é que está sustado para todos. Ou não susta a ação, e não está sustado para ninguém”, afirmou.

A líder da Minoria, deputada Caroline de Toni (PL-SC), disse que a Câmara dá um recado claro do que é ser guardião da Constituição. “Ramagem foi colocado nessa ação para atrair pessoas que não tinham foro privilegiado. Mas essa estratégia não deu certo, porque respondemos à altura com a Constituição”, declarou.

O líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), afirmou que a votação é a vitória do trancamento de uma ação penal “toda errada” por quem deveria cuidar da Constituição, o STF.

Para o líder do PSB, deputado Pedro Campos (PSB-PE), trancar toda a ação penal não defende prerrogativas parlamentares. “Estamos nos expondo para que amanhã um plano como esse [de golpe de Estado] seja levado à cabo e nós tenhamos a instalação de um regime antidemocrático. E, aí sim, todas as nossas prerrogativas, inclusive a maior delas, o direito à vida, estariam em risco”, afirmou.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Jornalista Sinailton Gonçalves

Jornalista Sinailton Gonçalves

Nascido em Niquelândia aos 13 de fevereiro de 1985, casado com Debora Botelho Pimentel e pai de Pollyanna, Stheffany, Paulla Vitórya e Gabryella. Jornalista registrado no Ministério do Trabalho e Previdência Social - CRP 0011592/DF desde março de 2018. Cristão evangélico da AD Madureira e fundador do Plantão de Notícias 24 Horas. Grande conhecimento na área de comunicação via rádio e mídia social.

Relacionados Posts

Justiça Federal dá 48h para governo Lula explicar fraudes no INSS
Brasil

Justiça Federal dá 48h para governo Lula explicar fraudes no INSS

08/05/2025
Câmara aprova projeto que amplia número de deputados federais de 513 para 531
Brasil

Câmara aprova projeto que amplia número de deputados federais de 513 para 531

08/05/2025
Comissão aprova projeto que proíbe uso de arma de fogo por segurança do presidente da República
Brasil

Comissão aprova projeto que proíbe uso de arma de fogo por segurança do presidente da República

08/05/2025
Médico e mãe são presos suspeitos de envenenar professora em São Paulo
Brasil

Médico e mãe são presos suspeitos de envenenar professora em São Paulo

08/05/2025
Deputada Marussa Boldrin é denunciada por violar a própria medida protetiva e invadir a casa do ex-marido por duas vezes
Brasil

Deputada Marussa Boldrin é denunciada por violar a própria medida protetiva e invadir a casa do ex-marido por duas vezes

07/05/2025
Saiba Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Fique Conectado

  • 57k Fans
  • 12.7k Seguidores

Publicidade

  • Tendência
  • Comentários
  • Mais recentes
OSSADA HUMANA É ENCONTRADA EM NIQUELÂNDIA E PODE SER DE ROMILDA DE FÁTIMA

OSSADA HUMANA É ENCONTRADA EM NIQUELÂNDIA E PODE SER DE ROMILDA DE FÁTIMA

06/03/2021
CRIMONOSO DE 32 ANOS É MORTO DURANTE TROCA DE TIROS COM O GPT DE NIQUELÂNDIA

CRIMONOSO DE 32 ANOS É MORTO DURANTE TROCA DE TIROS COM O GPT DE NIQUELÂNDIA

25/04/2021
MULHER É BALEADA NA BARRIGA PELO EX-MARIDO NA VILA SÃO VICENTE, EM NIQUELÂNDIA

MULHER É BALEADA NA BARRIGA PELO EX-MARIDO NA VILA SÃO VICENTE, EM NIQUELÂNDIA

27/02/2021
FAMÍLIA PROCURA POR JOVEM DESAPARECIDO EM NIQUELÂNDIA

FAMÍLIA PROCURA POR JOVEM DESAPARECIDO EM NIQUELÂNDIA

27/05/2021
CNH Social abre 22 mil vagas; veja cronograma

CNH Social abre 22 mil vagas; veja cronograma

8
CRIMINOSOS QUE CULTIVAVAM MACONHA NA REGIÃO DE CAVALCANTE, MORREM EM CONFRONTO COM POLICIAIS DE NIQUELÂNDIA E COLINAS DO SUL 

CRIMINOSOS QUE CULTIVAVAM MACONHA NA REGIÃO DE CAVALCANTE, MORREM EM CONFRONTO COM POLICIAIS DE NIQUELÂNDIA E COLINAS DO SUL 

4
Seis integrantes da Rádio 104.7 FM são diagnosticados com Covid-19 em Niquelândia

Seis integrantes da Rádio 104.7 FM são diagnosticados com Covid-19 em Niquelândia

4
MESMO COM LOCKDOWN CASOS DE CONTAMINAÇÃO PELO CORONAVÍRUS SEGUE AUMENTANDO EM NIQUELÂNDIA

MESMO COM LOCKDOWN CASOS DE CONTAMINAÇÃO PELO CORONAVÍRUS SEGUE AUMENTANDO EM NIQUELÂNDIA

2
Sinos da Catedral Sant’Ana de Uruaçu tocam para anunciar escolha do novo Papa

Sinos da Catedral Sant’Ana de Uruaçu tocam para anunciar escolha do novo Papa

08/05/2025
PRF e Receita Federal apreendem produtos irregulares que deveriam abastecer o comércio no Dia das Mães

PRF e Receita Federal apreendem produtos irregulares que deveriam abastecer o comércio no Dia das Mães

08/05/2025
Novo papa: dos EUA, Robert Prevost é escolhido e se chamará Leão XIV

Novo papa: dos EUA, Robert Prevost é escolhido e se chamará Leão XIV

08/05/2025
Mulher grita ao ser arrastada para cabine de caminhão e consegue socorro, na GO-164

Mulher grita ao ser arrastada para cabine de caminhão e consegue socorro, na GO-164

08/05/2025

Mais Recentes

Sinos da Catedral Sant’Ana de Uruaçu tocam para anunciar escolha do novo Papa

Sinos da Catedral Sant’Ana de Uruaçu tocam para anunciar escolha do novo Papa

08/05/2025
PRF e Receita Federal apreendem produtos irregulares que deveriam abastecer o comércio no Dia das Mães

PRF e Receita Federal apreendem produtos irregulares que deveriam abastecer o comércio no Dia das Mães

08/05/2025
Novo papa: dos EUA, Robert Prevost é escolhido e se chamará Leão XIV

Novo papa: dos EUA, Robert Prevost é escolhido e se chamará Leão XIV

08/05/2025

Sua Cidade

  • Uruaçu
  • Esportes
  • Prefeitura
  • Internacionais
  • Brasil
  • Goiás

Publicidade

Recebas as Novidades

Redes Sociais

Whatsapp
Facebook
Youtube
Telegram

Plantão de Notícias de Niquelândia: Informação rápida e precisa para você.

Redes Sociais

Facebook-f Instagram Youtube Twitter Spotify Telegram

Categorias

  • Brasil
  • Esportes
  • Goiás
  • Internacionais
  • Niquelândia
  • Prefeitura de Niquelândia
  • Uruaçu

Ultimas Notícias

Sinos da Catedral Sant’Ana de Uruaçu tocam para anunciar escolha do novo Papa

Sinos da Catedral Sant’Ana de Uruaçu tocam para anunciar escolha do novo Papa

08/05/2025
PRF e Receita Federal apreendem produtos irregulares que deveriam abastecer o comércio no Dia das Mães

PRF e Receita Federal apreendem produtos irregulares que deveriam abastecer o comércio no Dia das Mães

08/05/2025
  • Sobre Nós
  • Anunciar
  • Políticas de Privacidade
  • Contato

Copyright 2021 © Porta de Notícias 24Hr Construído por ALS Web

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Copyright 2021 © Porta de Notícias 24Hr Construído por ALS Web

Bem vindo de Volta!

Faça Login na sua conta abaixo

Senha Esquecida?

Criar nova Conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Adicionar nova lista de reprodução

Olá, visitante

Cidades
  • Uruaçu
  • Esportes
  • Prefeitura
  • Internacionais
  • Brasil
  • Goiás
  • Niquelândia
Meteorologia

Publicidade

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v80), quality = 82

Goiás

Internacionais

Niquelândia

Brasil

Prefeitura de Niquelândia

Esportes

Uruaçu

O melhor canal informativo da região!