A Polícia Civil de Goiás, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Aparecida de Goiânia – 2ª DRP, prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (21), três pessoas por fraudes eletrônicas, especializadas no “golpe do falso parente”.
As diligências iniciaram-se após a vítima ser contatada via aplicativo de mensagens por um indivíduo que se passou por seu próprio filho, inclusive utilizando a foto real do familiar. O criminoso solicitou um depósito via PIX no valor de R$ 1,2 mil, fornecendo dados bancários de um comparsa. A tentativa, no entanto, foi frustrada após a equipe policial rapidamente identificar o titular da conta bancária e rastrear os envolvidos, que estavam no Setor Nova Olinda, em Aparecida de Goiânia.
Um dos presos era o responsável por captar “laranjas” para emprestar contas bancárias, outro era o executor das fraudes, e o terceiro forneceu a própria conta bancária para o recebimento dos valores ilícitos.
Os três foram autuados pelos crimes de tentativa de estelionato eletrônico (art. 171, §2º-A c/c art. 14, II do CP), associação criminosa (art. 288 do CP), perigo para a vida ou saúde de outrem (art. 132 do CP) e desobediência (art. 330 do CP).
*Polícia Civil de Goiás