O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (24/05) que pretende intensificar sua atuação política a partir do próximo mês, com viagens pelo Brasil para enfrentar o que classificou como “mentira”, “canalhice” e “fake news”.
A declaração foi feita durante cerimônia de lançamento do programa Solo Vivo, no interior de Mato Grosso. A iniciativa do governo federal visa à recuperação de áreas de solo degradado e ao fortalecimento da agricultura familiar.
“No mês que vem, vou fazer política nesse país. No mês que vem, eu vou começar a andar esse país porque acho que chegou a hora de a gente assumir a responsabilidade de não permitir que a mentira, a canalhice, a fake news, ganhe espaço e que a verdade seja soterrada nesse país”, afirmou Lula.
O presidente também destacou o valor que atribui à integridade pessoal e política: “Nós fazemos parte daquele tipo de político que pelo menos não quer perder o direito de andar na rua de cabeça erguida. Fui criado por uma mãe analfabeta, e a coisa que ela mais exigia da gente é que a gente não mentisse e que a gente respeitasse os outros”.
As falas ocorrem em meio a um momento de desgaste para o governo, após uma série de críticas impulsionadas por publicações da oposição nas redes sociais. Nesta semana, o Palácio do Planalto recuou de mudanças no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), temendo repetir o desgaste ocorrido em janeiro com a crise envolvendo informações distorcidas sobre uma suposta taxação do Pix, que impactou negativamente a popularidade do presidente.
Lula também defendeu a necessidade de avançar na discussão sobre a regulação das plataformas digitais no país. “Não é possível que tudo tenha controle menos as empresas de aplicativos. É importante que a gente comece a cuidar do povo brasileiro com um pouco mais de carinho”, afirmou.
Com informações da Folha de São Paulo