A Romaria do Divino Pai Eterno 2025 marcou um novo capítulo na história de Trindade, conforme o balanço realizado pela prefeitura de Trindade. “Entregamos a maior romaria de todos os tempos.
A mais organizada, a mais segura, com o maior número de pessoas e o maior cuidado com cada romeiro”, afirmou o prefeito Marden Júnior, durante coletiva oficial nesta segunda-feira (7), na Central de Gestão Integrada.
Mais de 4,3 milhões de pessoas passaram por Trindade ao longo dos dez dias de festa, superando as edições anteriores e registrando aumento de 15% no número de visitantes em relação a 2024.
Segurança pública sem crimes violentos
A segurança foi apontada como um dos pontos altos desta edição. Nenhum homicídio, tentativa de homicídio, estupro ou roubo foi registrado. Os furtos caíram mais de 60% em comparação ao ano passado, mesmo com o crescimento do público.
A delegada Silvana Nunes ressaltou a desarticulação de cinco quadrilhas e a prisão de 19 pessoas em flagrante, a maioria por furtos simples. Também foram recapturados 12 foragidos da Justiça. “Tivemos um trabalho integrado das forças e resultados surpreendentes, mesmo com o aumento no número de romeiros”, avaliou.
A tecnologia foi aliada decisiva. A Polícia Militar utilizou câmeras com reconhecimento facial e monitoramento em tempo real, além de unidades móveis que se deslocavam pela cidade. Um dos casos solucionados foi o desaparecimento momentâneo de uma criança, localizada em poucos minutos com ajuda do sistema.
Estrutura urbana e limpeza reforçada
Para garantir acolhimento e conforto aos romeiros, a Prefeitura de Trindade mobilizou 2.500 servidores. A limpeza urbana foi diária, com início às 1h da manhã, e resultou no recolhimento de 228 toneladas de lixo no perímetro da festa.
Foram distribuídos 1,2 milhão de litros de água, usados mais de 6 mil litros de produtos de limpeza, instalados 300 banheiros químicos e espalhadas 550 lixeiras por pontos estratégicos. “A cidade ficou limpa e acolhedora todos os dias. Era esse o nosso compromisso com quem veio aqui com fé”, disse Marden.
Acolhimento, saúde e ação social
A estrutura de atendimento incluiu 300 mil acolhimentos turísticos, realizados em pontos como o Portal do Romeiro e a matriz. Também foram distribuídos 50 mil guias com orientações sobre a festa.
Na saúde, os atendimentos chegaram a 17.438. A maioria dos casos foi leve, como exaustão, tontura e alterações de pressão. O Corpo de Bombeiros trabalhou de forma preventiva e não registrou nenhuma ocorrência grave ligada à romaria.
Na área social, 4.326 atendimentos foram realizados, e 144 toneladas de alimentos foram arrecadadas, com crescimento de 40% em relação ao ano anterior.
Expressão cultural e fé nas ruas
O desfile de carros de boi e cavaleiros manteve viva a tradição da festa. Foram 432 carros e cerca de 18 mil cavaleiros e muladeiros, além de mais de 150 comitivas registradas oficialmente.
A programação cultural foi realizada no maior palco já montado na cidade, e atraiu cerca de 250 mil pessoas por noite no Complexo Juarez Freire e Parque Lara.
Para o reitor da Basílica, padre Marco Aurélio, o destaque central da importância da romaria deste ano foi a fé e espiritualidade compartilhada pelo povo. Segundo ele, o grande número de visitantes de fora do estado e o impacto do sino Vox Patris tornaram a edição de 2025 histórica.
“A cidade estava cheia, viva, com gente de todos os cantos do Brasil. Vieram agradecer, pagar promessas, e também conhecer o Vox Patris. A romaria superou nossas expectativas”, afirmou.
Impacto na economia local
Com 85% de ocupação na rede hoteleira e estimativa de 6 mil empregos temporários gerados, a romaria movimentou R$ 45 milhões na economia da cidade, entre comércio, turismo e serviços.
Segundo pesquisa da prefeitura, o nível de satisfação dos romeiros com os serviços dentro do perímetro da festa foi de 75%. “Nada é tão bom que não possa melhorar. Mas esse ano, o que vimos foi um exemplo de entrega, cuidado e respeito com cada romeiro que passou por aqui”, concluiu o prefeito.
*Portal Mais Goiás