Uma arara que ficou presa no alto de uma árvore em Gotemburgo, na Suécia, virou atração ao gritar repetidamente “Foda-se!” (em inglês) para os socorristas. O caso inusitado terminou com a arara sendo resgatada após ser atraída com cigarros, segundo o Corpo de Bombeiros da cidade.
A ave, que havia fugido de casa, se refugiou num galho estreito a cerca de sete metros de altura e permaneceu ali por várias horas. O resgate mobilizou uma equipe da Räddningstjänsten Storgöteborg, o Corpo de Bombeiros da Grande Gotemburgo, que inicialmente teve dificuldade em convencer a malcriada a descer.
Segundo o tutor da arara, o animal tem medo do escuro, o que dificultou ainda mais a operação. Diversas tentativas frustradas depois, um dos socorristas decidiu seguir uma ideia inesperada: usar um maço de cigarros para chamar a atenção da ave.
A estratégia deu certo. Por volta das 22h (horário local), depois de quase quatro horas de operação, a arara finalmente desceu e reencontrou seu tutor – a quem ela recebeu com uma mordida. Os socorristas, por outro lado, foram poupados.
O Corpo de Bombeiros afirmou que não costuma atender esse tipo de ocorrência, mas como a equipe já estava na região de Kortedala, resolveu ajudar. Só não esperava lidar com xingamentos e uma ave tão difícil de agradar.
“Ouvi dos meus colegas que ela gritava ‘foda-se’ para todo mundo“, contou Denny Mausch, um dos bombeiros envolvidos no resgate. Ele explicou que a arara estava em um dos galhos mais altos e estreitos da árvore, sem intenção alguma de sair dali.
Apesar da “boca suja”, a arara foi descrita como inofensiva e até charmosa. Ela permanece com o tutor – e, segundo ele, não é fumante. *Portal G1 de Goiás.