O autor Benedito Ruy Barbosa segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Associação Beneficente Síria Hospital do Coração, em São Paulo, de acordo com o novo boletim médico divulgado na tarde desta segunda-feira (26). Nome por trás de folhetins bem-sucedidos na televisão, entre os quais “Pantanal” (1990), “O rei do gado” (1996) e “Renascer” (1993), o escritor de 94 anos demonstra progressão no tratamento de uma insuficiência renal crônica.
“O Hcor informa que o dramaturgo Benedito Ruy Barbosa segue internado na UTI, apresentando melhora clínica e de exames laboratoriais”, informa o comunicado redigido por médicos. Ainda não há previsão de alta, de acordo com a instituição.
Benedito Ruy Barbosa está internado desde a última terça-feira (20), quando ocorreu um agravamento do problema renal crônico sofrido pelo autor, que é pai de Bruno Luperi, novelista responsável pelos recentes remakes de “Pantanal” (2022) e “Renascer” (2024).
A doença — que atinge 10% da população mundial, de acordo com dados da Organização Internacional World Kidney Day — é caracterizada pela perda progressiva e irreversível da função dos rins ao longo do tempo — segundo médicos, o mau funcionamento dos órgãos pode levar ao acúmulo de toxinas no corpo, já que os rins são responsáveis por filtrar o sangue.
*Portal Mais Goiás