Dois dias após um bate-boca inédito na Casa Branca entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky, o presidente da Ucrânia foi recebido pelo Rei Charles em Sandringham — uma casa de campo da realeza britânica.
O encontro do monarca com Zelensky ocorre em meio a tensões elevadas sobre disputas diplomáticas envolvendo a guerra da Ucrânia. Charles já demonstrou apoio a Zelensky, afirmando que a Ucrânia sofreu uma “agressão indescritível” após o “ataque não provocado” ao seu território.
Zelensky chegou ao Reino Unido no sábado para participar de uma cúpula de defesa com líderes europeus, organizada pelo primeiro-ministro Keir Starmer. O presidente ucraniano declarou: “Estou muito feliz que Sua Majestade, o Rei, tenha aceitado se encontrar comigo.”
Os dois já haviam se reunido em fevereiro de 2023, quando Charles disse a Zelensky: “Todos estamos preocupados com você e pensando em seu país há muito tempo.” Segundo o jornal britânico The Sun, Zelensky foi recebido como herói em Downing Street, onde o primeiro-ministro prometeu apoio total do Reino Unido.
Starmer declarou: “Você tem o apoio total de todo o Reino Unido, e estaremos ao lado da Ucrânia pelo tempo que for necessário.” Zelensky agradeceu: “Com prazer, muito obrigado, estou feliz por estar aqui”. Fontes do tablóide revelaram que a recepção real a Zelensky já estava sendo planejada antes do confronto entre ele e Trump em Washington, negando que a reunião tenha sido uma reação ao incidente. Ainda não se sabe quais temas os dois abordaram no encontro.
Reino Unido e França trabalham em plano para o fim da guerra
O Reino Unido e a França estão trabalhando com a Ucrânia “em um plano para o fim dos combates” no conflito do país com a Rússia, disse o primeiro-ministro britânico Keir Starmer à BBC neste domingo.
*Portal Mais Goiás