O empresário Jair Nunes, de Cristalina, no Entorno do Distrito Federal (DF), surpreendeu ao usar um Fusca para recriar uma viatura da Polícia Militar (PM) dos anos 1960: o Fusca Rádio Patrulha. Segundo o empresário, a ideia do projeto surgiu após ele participar de um encontro de carros antigos da PM, no fim de 2024, em Luziânia, no Entorno do DF.
Jair conta que nunca havia ido em um encontro de carros antigos específicos da PM, e que lá viu um Rádio Patrulha igual ao projeto que ele viria a realizar. Segundo o empresário, ele pediu autorização e pegou todos os detalhes do carro para que a homenagem fosse o mais fiel possível.
O empresário é apaixonado por carros antigos, e já tinha adquirido o carro, ano 1961, e feito sua restauração em 2022, para manter suas características originais. Ele conta que após o encontro, no prazo de duas semanas já havia realizado o projeto do Fusca Rádio Patrulha, que ficou pronto ainda em dezembro de 2024.
Jair explica que quando o veículo foi viatura, ele não pode circular pelas ruas devido aos brasões e outras características da corporação. Sua ideia então foi fazer uma homenagem, mas que pudesse circular pela cidade. Quando o veículo foi Rádio Patrulha, ele não pode andar, não pode chegar ao encontro rodando, ele tem que chegar em cima de um guincho porque ele tem os brasões e tudo. Então eu fiz uma réplica descaracterizada, aí eu posso andar, explica o empresário.
Jair conta que fez alterações pontuais para poder andar com o carro. No lugar do brasão da PM colocou uma estrela, e na porta colocou o nome também do clube de carros antigos de Cristalina, do qual o empresário faz parte. “Quem olha de longe não vê. Então eu posso andar com ele na rua porque na verdade ele está descaracterizado. Ele não se refere à PM em momento algum, só que olhando assim passa batido”, diz.
O empresário conta que além da homenagem, realiza um projeto de conscientização junto à Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) de Cristalina. Jair recebeu da secretaria materiais informativos e pelo carro chamar muita atenção, ele aproveita para entregar o material, informar e tirar fotos com quem o para pelas ruas.
A ideia do empresário é também levar o carro à escolas e eventos para manter essa memória viva. Jair conta que recebeu visitas e homenagens de veteranos da PM e de policiais da ativa, que ficaram impressionados com o projeto. “O pessoal encontra, me para, tira foto. Quando está na rua pede para ligar a sirene. É uma reação muito bacana”, completa.
Jair ainda conta que o carro virou passatempo da família nos finais de semana. O empresário é casado e tem uma filha de 3 anos, que desde pequena já anda nos carros antigos. “Vou buscar na escolinha com o carro, ela gosta demais. Os coleguinhas ficam doidos, querem entrar dar uma volta no quarteirão, tirar fotos”, brinca o empresário.
O empresário posta fotos e vídeos do Fusca em sua rede social, que já conta com mais de 18 mil seguidores. Ele contou que sempre está comprando, restaurando e vendendo carros antigos, e agora o próximo projeto será uma réplica de um Fusca Táxi da década de 1970.
*Portal g1 de Goiás