A Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (Derfrva), deflagrou nesta quinta-feira (8) a Operação Falsus Locare, nos municípios de Goiânia, Catalão e Três Ranchos.
A ação é parte de uma investigação sobre a locação fraudulenta de um veículo, que foi utilizado como garantia de dívida contraída com agiotas. Conforme apurado, os fatos ocorreram no segundo semestre de 2024, quando um homem locou um automóvel de um particular.
O proprietário, buscando uma renda extra, havia decidido alugar o carro da esposa, que estava parado na garagem. Com o passar dos dias e diante da falta de contato com o locatário, além do não cumprimento do prazo combinado para a devolução do veículo, a vítima procurou a Polícia Civil.
Durante as investigações, constatou-se que o percurso realizado pelo locatário foi completamente diferente do informado inicialmente. Ele alegou que viajaria a Brasília, mas, na prática, o automóvel circulou por diversos endereços em Catalão, incluindo um estabelecimento do ramo de peças automotivas.
Posteriormente, o veículo foi trazido por uma terceira pessoa até uma loja localizada na Vila Canaã, em Goiânia. Ainda em Catalão, foi verificado que o carro foi entregue como garantia de um empréstimo informal, obtido junto a uma pessoa física para a prática de fomento mercantil.
Nesta data, a PCGO cumpriu um mandado de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão nos dois municípios. São investigados o locatário fraudulento, a pessoa que recebeu o veículo como garantia do empréstimo e lojistas do setor de peças automotivas suspeitos de envolvimento na negociação sucessiva do bem.
*Polícia Civil de Goiás