A fumaça branca subiu da chaminé da Capela Sistina no início da tarde desta quinta-feira (8), indicando que os cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso. O sinal tradicional confirma a eleição do novo papa, sucessor de Francisco, que faleceu em 21 de abril.
A escolha marca o fim de um processo iniciado na quarta-feira (7), com sessões secretas entre os cardeais eleitores dentro do Vaticano. Após duas rodadas de votação sem resultado, a decisão foi tomada na terceira manhã de deliberação. A fumaça branca, produzida pela queima das cédulas com substâncias químicas específicas, foi recebida com emoção por milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro.
Entre os presentes está a goiana Sucena Hummel, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), que acompanha desde o início a movimentação. “É um sopro de esperança. As pessoas aqui vibram, choram, rezam juntas. É emocionante presenciar esse momento histórico”, relatou.
A expectativa agora gira em torno do nome e da origem do novo pontífice, que se tornará o 267º papa da história da Igreja Católica. O novo líder espiritual deve aparecer em breve na sacada central da Basílica de São Pedro para sua primeira bênção apostólica.
*Portal Mais Goiás