Há oito anos, o Grupo Escoteiro do Mar Manoel Fernandes de Carvalho retomava suas atividades com uma nova roupagem e um forte compromisso com a formação cidadã e a preservação ambiental.
Reativado entre o final de 2016 e o início de 2017, o grupo se consolidou como uma unidade local do Movimento Escoteiro, promovendo ações voluntárias e impactando diretamente a vida de crianças e jovens da região.
Totalmente composto por voluntários, o grupo se dedica a formar jovens críticos e atuantes na sociedade. “Todo mundo aqui é voluntário, inclusive os chefes. O escotismo existe para transformar vidas e incentivar o protagonismo juvenil”, explica Luciano Bordiga. Luciano Bordiga, chefe do Distrito Norte de Goiás.
Formação por Faixas Etárias
O Grupo Escoteiro de Uruaçu segue a metodologia tradicional do movimento, dividindo os participantes em diferentes faixas etárias, de acordo com suas necessidades e níveis de desenvolvimento:
* Lobinhos (6 anos e meio a 10 anos e meio): Trabalham a socialização e o cuidado com o próximo.
* Escoteiros (10 anos e meio a 14 anos e meio): Desenvolvem autonomia por meio de atividades de aventura, preparo de refeições e acampamentos.
* Sênior (15 a 18 anos): São incentivados a ingressar no mercado de trabalho, por meio de programas como o de menor aprendiz.
* Pioneiros (acima de 18 anos): Criam projetos de vida e planejam o futuro profissional e acadêmico.
Ações e Impacto na Comunidade
Além das atividades tradicionais como acampamentos e cerimônias cívicas, o Grupo Escoteiro de Uruaçu tem um forte engajamento ambiental. Regularmente, os integrantes realizam coletas de lixo, campanhas de conscientização e ações para preservação dos recursos naturais.
Parte do Movimento Escoteiro do Mar, a unidade local tem uma ligação especial com a água. “Nosso compromisso é com os recursos hídricos. O mar começa aqui. O lixo que descartamos pode, no futuro, prejudicar os rios e até o oceano”, destaca Bordiga.
No sábado (29), em parceria com a Marinha do Brasil, os escoteiros participaram de uma ação alusiva ao Dia da Água, reforçando a importância da preservação ambiental. “Sem a Marinha, não teria escotismo no Brasil. E sem o meio ambiente, o movimento escoteiro não existiria”, acrescenta o chefe dos escoteiros.
Como ser um membro
Interessados em conhecer mais sobre o Grupo Escoteiro de Uruaçu podem obter informações pelos canais oficiais:
Instagram: @gmar32go
Facebook: Grupo Escoteiro de Uruaçu
Site: https://cgbeneficente.com.br
Atualmente, o grupo aceita crianças a partir de 6 anos e meio, mas há estudos para reduzir essa idade mínima para 5 anos. As inscrições podem ser feitas pelos canais de atendimento disponibilizados nas redes sociais.
*Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Uruaçu