De acordo com as informações do Registro de Atendimento Integrado (RAI 19470101), no início da noite desta segunda-feira, 17 de maio de 2021, a Polícia Militar de Niquelândia tomou conhecimento de que na Rua Coelho Melo – Jardim Ipanema – havia ocorrido disparos de armas de fogo. No local, a equipe policial deparou com duas vítimas, ainda no interior de uma S10 de cor preta, e eles apresentavam ferimentos provenientes de disparos de arma de fogo.
Diante dos fatos, foi acionado as equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). De imediato as equipes deslocaram até o local, prestando o atendimento pré-hospitalar às vítimas, e encaminhando as mesmas para o pronto-socorro do Hospital Municipal Santa Efigênia de Niquelândia. A equipe da Polícia Militar isolou o local do crime e colheram informações de testemunhas. Segundo o que disseram aos policiais, os criminosos estavam em uma motocicleta de cor escura e trajavam vestimentas pretas.
Ainda de acordo com as testemunhas, as vítimas estavam no interior do veículo fazendo uso do aparelho celular, quando foram surpreendidos pelos autores que chegaram pela frente do veículo e encostando na lateral do mesmo disparou várias vezes, evadindo-se do local tomando rumo ignorado. Após os procedimentos de praxe no local do crime, a equipe policial deslocou até o Hospital Municipal onde recebeu a informação de que a vítima José Ferreira da Silva filho, de 39 anos, natural de Simões (Piauí), não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
A segunda vítima Maria José Leão (39 anos), também havia sido baleada, mas não corria risco de morrer, pois havia sido baleada no braço. Ela foi submetida aos atendimentos e procedimentos na unidade hospitalar e estaria fora de perigo. Porém, ela teve que ser transferida para outra unidade, onde seria submetida a um procedimento cirúrgico.
Os policiais também falaram com o irmão de José Ferreira, e este informou aos militares que o seu irmão estava sofrendo constantes ameaças por consequência de uma ação judicial relacionadas a terras, onde ele trabalhava. Foi mencionado também o nome da empresa envolvida e que as terras são exploradas na extração de ouro.
Com a confirmação da morte de José Ferreira, a Polícia Militar acionou a Polícia Civil, e uma equipe esteve no hospital tomando conhecimento do ocorrido. Foi iniciado os trabalhos de levantamentos de dados para o início das investigações, que ficará por conta do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH). Também foi solicitado a presença da Polícia Técnico-Científica, para fazer a remoção do corpo e encaminhar o mesmo para o Instituto Médico Legal (IML), para que fossem tomadas as devidas providências.
Tivemos informações de que o corpo de José Ferreira ainda se encontrava no IML de Uruaçu, e a família aguardava a liberação do mesmo para que fosse providenciado o velório, que deve acontecer na Rua São Francisco de Assis – Chácara Boa Vista – Vila São Vicente. O sepultamento ainda está para ser definido. Até o momento da publicação desta edição nenhum envolvido havia sido preso, mas a polícia já estaria em andamento levantando as informações para chegarem aos mesmos.