A jovem Gabriela Carvalho Gonçalves, de 19 anos, foi uma das aprovadas no ENEM com quase nota máxima na redação, ao alcançar 980 pontos na dissertação argumentativa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano de 2023. A nota garantiu a estudante o ingresso na Universidade Federal de Goiás (UFG).
Gabriela Carvalho é natural de Niquelândia, mas mora em Uruaçu há 11 anos, quando seus pais se mudaram de um município para o outro. Ela conta que sempre estudou em escola pública e terminou o Ensino Médio no IFG de Uruaçu. Gabriela conta também que já havia tentado se ingressar na faculdade antes, mas ainda não conseguia fazer os cursinhos de modo produtivo.
“Quando ainda estava no terceiro ano, eu fazia um cursinho on-line, mas não adiantou muita coisa, pois eu ainda não sabia estudar de modo produtivo pra ter bons resultados. Ao concluir o Ensino Médio, e não passar na faculdade que eu queria, decidi continuar estudando e comecei a fazer outro cursinho on-line. Comprei o do professor Ferretto e estudei por ele durante quase um ano até conseguir minha aprovação” – contou Gabriela, que vai fazer medicina em Goiânia.
A jovem niquelandense diz que nunca pensou em seguir outra carreira, e agora aprovada, ela está realizando um sonho que vinha sonhando e se preparando para a realização dele há anos. Gabriela ficou tão feliz com a aprovação na faculdade, que viajou de Uruaçu para Palmeirópolis – no estado do Tocantins – para contar aos seus avós pessoalmente, que eles agora vão ter uma médica na família.
O sonho se tornou ainda mais profundo quando o pai – paciente renal crônico – passou por situações difíceis em seu tratamento e precisou ser acompanhado de perto por profissionais da saúde, despertando o desejo da estudante em fazer a diferença na vida dos pacientes da mesma forma que tais profissionais fizeram na vida de seu pai.
“Eu ainda tenho muitas incertezas sobre meu futuro, acho que quando começar o curso e ter mais contato na área terei uma noção melhor sobre qual caminho seguir. Mas, independente da especialidade, quero trabalhar por amor e ser uma profissional que faça a diferença na vida dos pacientes da mesma forma que fizeram a diferença na vida do meu pai quando ele precisou.”
Gabriela é a única filha do casal, que tem outros dois filhos, mas agora o xodó da família está se preparando para deixar o ninho e alçar voos mais altos e distantes de casa. Segundo ela, “é inevitável não sentir um aperto no coração por ficar longe de meus pais, mas faz parte da vida e eu quero seguir esse caminho”.
Divanete Carvalho, mãe de Gabriela não esconde a felicidade e ao mesmo tempo a tristeza que sente nesse momento. Feliz pela realização do sonho de sua filha, mas triste porque vão passar mais tempo longe uma da outra. No entanto, como disse a filha, é preciso seguir esse caminho. O que deixa a família mais confortada é o fato de que a jovem vai estar em Goiânia, que fica menos de 300 quilômetros de casa.
Vale ressaltar que o Enem foi aplicado nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado, para 2,7 milhões de candidatos inscritos, o que representa 46,7% dos estudantes que concluíram o Ensino Médio. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), este ano, 60 redações atingiram a nota máxima no Brasil.
Em Goiás, quatro estudantes conquistaram a tão sonhada redação nota mil. Os participantes redigiram um texto sobre o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Inclusive, este ano, o Sisu terá apenas uma edição, com vagas para início no primeiro e segundo semestres de 2024.