O Manchester City está a uma vitória do inédito tetracampeonato inglês. Nesta terça-feira, em jogo adiado da 34ª rodada da Premier League, o time do técnico Pep Guardiola venceu o Tottenham por 2 a 0, em Londres, e assumiu a liderança isolada, dois pontos à frente do vice-líder Arsenal.
Erling Haaland fez os dois gols e disparou na artilharia, com 27. Domingo, na última rodada, a Inglaterra conhecerá o campeão da temporada: o City só depende de si contra o West Ham, em casa, enquanto o Arsenal, também em seu estádio, precisará vencer o Everton e torcer por tropeço da equipe de Manchester.
O duelo do Arsenal contra o City pelo título criou uma situação inusitada: por diversas vezes ao longo do jogo, a torcida do Tottenham pareceu satisfeita com a derrota, por ver o rival londrino prejudicado na briga pela Premier League.
O City abriu o placar aos cinco minutos do segundo tempo, com Haaland completando na pequena área cruzamento de Kevin de Bruyne. O time de Manchester chegou a ser pressionado nos minutos finais, e o alívio só veio aos 45, quando Haaland fez o segundo, convertendo pênalti sofrido por Doku.
Apesar da irônica felicidade da torcida do Tottenham, por ver a derrota atrapalhar os planos do Arsenal, o resultado foi muito prejudicial ao time: em quinto lugar, com 63 pontos, o Tottenham não tem mais chance de se classificar para a Champions League.
Quem tem todos os motivos para celebrar é o quarto colocado Aston Villa, que garantiu sua vaga na competição continental. Uma trombada com o zagueiro Romero fez o goleiro Ederson deixar a partida, aos 23 do segundo tempo. O brasileiro recebeu atendimento em campo e queria continuar, mas Guardiola preferiu tirá-lo, por precaução.
Ederson não gostou, saiu de campo esbravejando e seguiu revoltado mesmo depois de falar com o treinador. Mas seu substituto, Ortega, justificou a decisão do técnico, com pelo menos três grandes defesas, quando o placar ainda estava 1 a 0. Ortega impediu duas vezes Kulusevski de empatar, e aos 40 evitou o gol de Son, que partiu livre em contra-ataque.
*Globo Esportes