Um navio cargueiro de 135 metros encalhou no jardim de uma residência no município de Byneset, próximo à cidade de Trondheim, na Noruega, na madrugada de quinta-feira (22). A embarcação, identificada como NCL Salten e registrada sob bandeira do Chipre, seguia para Orkanger, pelo Fiorde de Trondheim, quando saiu da rota e atingiu a costa.
O morador Johan Helberg, que escapou por pouco de ter a casa atingida, relatou ter sido surpreendido pela aproximação da embarcação. “A campainha tocou em um horário do dia em que não gosto de abrir”, contou à emissora TV2. “Fui até a janela e fiquei bastante surpreso ao ver um grande navio”, disse ao jornal britânico The Guardian. “Tive que esticar meu pescoço para conseguir ver o topo [do navio]. Foi tão surreal.”
Segundo Helberg, a situação poderia ter sido ainda mais grave. “Cinco metros mais ao sul e o navio teria entrado no meu quarto”, relatou à Norwegian Broadcasting Corporation. “Não ouvi nada.”
O vizinho, Jostein Jorgensen, foi quem percebeu a aproximação da embarcação e tentou alertar Helberg. “Eu tinha certeza de que ele já estaria do lado de fora da casa, mas não. Não havia sinal de vida. Toquei a campainha várias vezes e nada”, contou.
O NCL Salten, que transportava 16 tripulantes, não deixou feridos. As autoridades norueguesas investigam as causas do acidente. “Agora tenho um novo vizinho muito volumoso, mas logo ele desaparecerá”, brincou Helberg.
Em nota, o diretor administrativo da NCL, Bente Hetland, classificou o ocorrido como “um incidente sério” e destacou o alívio pelo fato de não haver vítimas. “No momento, não sabemos o que causou o incidente e estamos aguardando a conclusão da investigação em andamento pelas autoridades relevantes”, afirmou.
De acordo com informações divulgadas pela imprensa norueguesa, o mesmo navio já havia encalhado em 2023, mas conseguiu se soltar sem auxílio externo. *Portal Mais Goiás.