O falecimento do Papa Francisco, ocorrido nesta segunda-feira (21), foi recebido com pesar por católicos em todo o mundo. Em Uruaçu (GO), o pároco da Paróquia Santana, padre Franciel, expressou sua comoção diante da notícia e recordou a trajetória do pontífice argentino, destacando seu legado de humildade, reforma e compaixão.
“Ontem nós recebemos essa notícia do falecimento do Santo Padre, o Papa Francisco, que vinha já há mais de 40, uns 50 dias, sofrendo muito com a doença”, afirmou o sacerdote, explicando que o papa passou cerca de 40 dias hospitalizado e enfrentava problemas respiratórios. As causas da morte, segundo ele, foram um AVC e complicações respiratórias.
Francisco, eleito em 13 de março de 2013, permaneceu no papado por doze anos e um mês. Padre Franciel relembrou a escolha do nome papal: “Ele escolheu o nome Francisco, lembrando São Francisco de Assis”, disse. A decisão, segundo o pontífice, foi inspirada por um conselho do cardeal brasileiro Dom Cláudio Hummes, que lhe disse: “Não esqueça dos pobres”.
Durante seu papado, o Papa Francisco ficou marcado pela defesa da caridade, da simplicidade e de uma igreja mais próxima dos necessitados. “Nós podemos perceber que as marcas deixadas pelo Papa Francisco são muitas, principalmente marcando pela simplicidade, pela pobreza, por uma igreja humilde e simples, que seja capaz de se tornar servidora”, declarou o padre.
O pontífice também promoveu reformas na estrutura administrativa da Igreja e nas leis eclesiásticas, sempre pautado por um espírito de misericórdia e fraternidade. “O Papa Francisco sempre defendeu a paz, o amor pelos irmãos, uma convivência fraterna entre todos”, acrescentou.
Mesmo debilitado, o papa manteve seus compromissos até os últimos dias. “No domingo, mesmo convalescido, ele estava dando a bênção para Roma e para todo o mundo”, relatou o pároco. No dia seguinte, o pontífice faleceu, encerrando um dos papados mais simbólicos da era contemporânea.
Padre Franciel encerrou sua homenagem conclamando os fiéis à oração: “Vamos rezar pela alma dele, vamos rezar pela nossa igreja, que a partir de agora começa a se preparar também para a eleição do novo Papa”, disse. “Agradecendo a Deus pelo Papa que ele nos deu, que é o Papa Francisco, durante doze anos e um mês, e ao mesmo tempo, já rezando pelo futuro da Igreja.”
*Assecom Uruaçu