A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia Municipal de Uruaçu, concluiu nesta terça-feira, 14, os inquéritos policiais instaurados para investigar duas mortes ocorridas em 11 e 14 de fevereiro, na Praia da Generosa, durante o período de carnaval de 2024, ambas decorrentes de descarga elétrica.
Em relação a Victor Hugo Rodrigues Freitas, de 23 anos, a investigação apontou que a descarga elétrica ocorreu em razão do mau funcionamento – até então desconhecido dos envolvidos – de um freezer no interior da barraca em que trabalhava, do qual houve escape de energia quando a vítima tocou, simultaneamente, no freezer e na treliça metálica que sustentava a barraca.
De acordo com o inquérito policial, as investigações e a conclusão dos fatos revelaram que não houve imputação criminal quanto a esse fato. Como noticiado, o incidente aconteceu na virada da noite de terça (13) para quarta-feira, (14), quando o jovem Victor Hugo, que era funcionário do Bar Estação da Vila, recebeu uma descarga elétrica durante o trabalho na Praia Generosa.
Um comerciante da barraca ao lado deparou-se com o jovem caído ao lado do freezer. No momento não havia uma equipe de socorristas nas proximidades, o que fez o comerciante colocar Vitor Hugo no próprio carro e o levar até o pronto socorro do Hospital do Centro Norte, onde foi constatado a morte.
Quanto a Ana Paula Silva Belfort, de 30 anos, a investigação comprovou que a morte decorreu de choque elétrico, descartando outras hipóteses levantadas à época, e que três fatores foram decisivos para a fatalidade: partes da carcaça e das rodas do caminhão com os geradores estavam energizadas; a posição dos geradores próximo ao local destinado ao público; e a ausência de grades para evitar o contato da vítima com os geradores.
Sobre essa morte, Ana Paula Silva Belfort, morreu na noite de domingo (11), após ser achada caída próximo ao caminhão que estava com o gerador de energia em cima. A vítima recebeu os primeiros atendimentos, foi reanimada no local e transportada ainda com vida pela equipe do SAMU para o Hospital do Centro Norte (HCN).
Após a chegada no HCN, a vítima teria sofrido outra parada cardíaca. Apesar das inúmeras tentativas de reanimação por parte da equipe médica, Ana Paula Belfort não resistiu e veio a óbito. Com a conclusão das investigações, foram indiciados o encarregado pela operação dos geradores, o responsável técnico pela montagem do grupo gerador e o responsável pela fiscalização da montagem das estruturas.
Os inquéritos foram encaminhados pela Autoridade Policial ao Poder Judiciário. Até o momento da publicação dessa edição, nossa redação não havia conseguido contato com as defesas dos envolvidos, para manifestação acerca dos fatos.