O governador Ronaldo Caiado reforçou nesta sexta-feira (19), durante live nas redes sociais, o pedido para que quem já recebeu a primeira dose da CoronaVac em Goiás vá aos locais de vacinação para receber a segunda dose.
⠀
Na reunião com prefeitos, na quarta-feira (17), ele já havia demonstrado preocupação com o tema.
⠀
“Quero reforçar: por favor, a pessoa que tomou a primeira dose, se não tomar a segunda, não terá efeito algum. Ou seja, a somatória das duas aplicações é que vai fazer com que você tenha anticorpos suficientes para não deixar que você seja contaminado pelo vírus”, destacou.
⠀
O governador comparou a vacinação ao cumprimento de uma receita para tratar infecções bacterianas. “Se tomou a primeira (dose da vacina), é a mesma coisa de tomar um comprimido de antibiótico. Vai fazer o quê? Nada. Ou você toma a série que pré-definimos, de dez dias, com uso correto e horário prescrito, ou você só vai criar bactéria resistente ao antibiótico, que não vai valer mais nada. Se você faz a mesma coisa com a vacina, anula a capacidade dela de produzir anticorpos”, ressaltou.
⠀
Caiado ainda completou. “Quando a pessoa falta à segunda dose, desorganiza todo o sistema de imunização e, irresponsavelmente, usa um momento que o governo está trabalhando para dar condições de sobreviver, se omite”.