Em clima de empolgação e compromisso com o futuro, Uruaçu lançou na manhã desta terça-feira (06/05), no Centro de Abastecimento e Lazer (feira coberta), sua campanha oficial de coleta seletiva. O evento contou com a presença de dezenas de crianças da Rede Municipal de Ensino e autoridades locais.
O prefeito Azarias Machado (Machadinho) abriu o encontro dialogando com os estudantes e propondo um pacto coletivo em favor do Meio Ambiente. Em um gesto simbólico e motivador, ele anunciou a doação de duas bicicletas de última geração, que serão sorteadas entre os alunos da escola municipal que se destacar na coleta seletiva e entre moradores do bairro que fizerem “bonito” na separação e destinação correta dos resíduos recicláveis.
“Queremos transformar a nossa cidade num exemplo de cuidado com o Meio Ambiente. Essa geração que está aqui hoje será responsável por esse novo futuro que estamos começando a construir juntos”, afirmou o prefeito.
A presença de representantes do Ministério Público, Câmara Municipal, cooperativas e Secretaria de Meio Ambiente reforçou o peso da iniciativa. Para o promotor de Justiça Afonso Antônio Gonçalves Filho, a ação é mais uma etapa de um processo iniciado há décadas.
“É uma insistência do Ministério Público para que o município avance na gestão dos resíduos sólidos. O fechamento definitivo dos lixões é uma exigência legal e moral”, declarou.
O promotor destacou ainda que o descarte inadequado de resíduos compromete a saúde pública, o lençol freático, a fauna aquática e todo o equilíbrio ecológico.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Ângela de Fátima Moutinho, explicou como a coleta seletiva funcionará no dia a dia. Cada morador deve separar o lixo seco (reciclável) do lixo úmido (orgânico), colocando o reciclável para fora de casa nos dias e horários da coleta seletiva, que será porta a porta e amplamente divulgada nas redes sociais e mídias locais.
“Todo o material recolhido será encaminhado à Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reciclável de Uruaçu (COOPCATARU), que além de fazer um trabalho ambiental relevante, gera renda para diversas famílias da cidade”, explicou a secretária.
Engajado na causa, o vereador e engenheiro ambiental Michel Mindlin elogiou a integração entre os poderes e a população. “Esse projeto só funciona com o apoio da comunidade. A coleta seletiva é essencial para que possamos cuidar do nosso Meio Ambiente, respeitar a legislação e garantir qualidade de vida para as futuras gerações.”
O vereador Josimar Nogueira, que atua diretamente na área da saúde, destacou os benefícios sanitários e sociais da ação.
“Fechar o lixão é proteger a saúde da população. Ele gera doenças, contamina o solo e, com a coleta seletiva, ainda garantimos renda para os cooperadores e retiramos toneladas de plástico, vidro e metais do Meio Ambiente”, destacou.
Confira o cronograma inicial da coleta seletiva em Uruaçu
Segunda-feira:
Setor Sul I, Setor Sul II, e Centro;
Terça-feira:
Setor Casego e Setor Aeroporto;
Quarta-feira:
Setor Sul I, Setor Sul II, e Centro;
Quinta-feira:
Setor Casego e Setor Aeroporto;
Sexta-feira:
Setor Sul I, Setor Sul II, e Centro.