Um vídeo que circula pelas redes sociais, partiu de moradores da cidade de Padre Bernardo, em Goiás, e mostra o momento em que um homem, que ainda não teve o seu nome revelado agride um jovem com uma arma de fogo do tipo pistola. No vídeo o homem que usa uma camiseta preta, agride com chutes, chineladas e até dá um golpe de arma no outro homem que aparece no vídeo de roupa branca.
Quando o homem vai entrar no carro, após ser agredido e se chamado de vagabundo pelo agressor, ele ainda é golpeado com uma chinela no rosto e o homem de arma em punha segue chamando o agredido de safado, pilantra, vagabundo e ainda diz que daria um tiro na cara dele, momento em que ele recebe o golpe da arma na cabeça. O motivo das agressões teria sido uma briga entre o agredido e o filho do agressor.
Um morador de Padre Bernardo, que pediu para não ter seu nome revelado, por medo de represália, disse conhece o homem que aparece no vídeo. Ele seria um Agente Penitenciário em Padre Bernardo e Policial Penal no estado do Tocantins. Os fatos se deram quando houve uma festa clandestina em um determinado local em Padre Bernardo, e o filho do Agente acabou mexendo com a mulher do rapaz que aparece de roupa branca no vídeo.
Houve uma briga entre os dois e o rapaz acabou agredindo o filho do Agente, que acionou o seu pai, contando os fatos e que havia sido agredido e o pai foi resolver a questão do filho, porém, armado com uma pistola que certamente seria de uso exclusivo no trabalho ou para proteção pessoal, ele agride o rapaz em um posto de combustível. Um casal de funcionário do estabelecimento ainda tenta intervir nas agressões, que era assistida por outras pessoas, inclusive pelo filho do Agente, que acompanhava tudo de perto.
Em contado com a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária – DGAP – nesta quinta-feira, 20, para que a mesma manifestasse em relação aos fatos, a instituição emitiu a seguinte nota:
“Nota DGAP
A propósito de informações solicitadas sobre a denúncia de uma suposta agressão cometida por um servidor da Unidade Prisional de Padre Bernardo a um jovem, a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informa o que segue:
– O caso em questão ocorreu fora da Unidade Prisional de Padre Bernardo e está sendo apurado e investigado pela Polícia Civil da cidade.
– O agente envolvido é servidor da Prefeitura do município, cedido para o Estado.
– No momento da agressão, o servidor em questão estava de folga, não estava exercendo suas atividades na Unidade Prisional.
– Assim que concluídas as investigações serão instaurados procedimentos administrativos que o caso requer e, se for o caso, o servidor será afastado de suas funções ou devolvido à administração municipal.
– A DGAP informa ainda que a arma utilizada na ação pelo servidor é de uso particular.
Comunicação Setorial
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária – DGAP”
Como o nome do servidor não foi mencionado, este portal não conseguiu contato com o mesmo ou com sua defesa. Deixamos em aberto o espaço para que a mesma possa se manifestar sobre o ocorrido.
Também não conseguimos contato como rapaz que aparece no vídeo sendo agredido pelo Agente. Caso o mesmo queira manifestar sobre os fatos, segue em aberto a oportunidade para sua pronuncia.