Niquelândia recebe, no próximo dia 26 de abril, sábado, o lançamento do filme Chica Machado – Rainha de Goyaz, da diretora Renata Rosa Franco, doutora em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás. O curta documental centraliza-se na trajetória de uma figura que ganhou caráter de lenda, pela grandiosidade de suas ações em prol do povo escravizado na região que hoje compreende o município de Niquelândia, no Norte Goiano.
Francisca Machado Ferreira, a Chica Machado, foi uma mulher negra escravizada alforriada, que habitou a região de Cocal, em Niquelândia, no final do século XVIII. Proprietária de terras e ouro, Chica utilizou de seus recursos para comprar e libertar outros negros escravizados. Tais atos de benevolência conferiram à Chica status de veneração. Segundo a tradição, sua riqueza e adoração era tamanha, que, ao adentrar na igreja que ela mesma ordenou construir em Cocal, lhe jogavam pó de ouro aos seus pés.
A história de Chica, assim como a de tantos personagens negros que marcaram a construção da identidade sociocultural e política de Niquelândia, têm sobrevivido pela tradição oral através dos séculos. Graças a obras como o livro “Chica Machado – Um mito goiano” de Adélia Freitas e o curta documental de Renata Rosa, a história desse símbolo de resistência e libertação ganha força material para resistir por outros 300 anos mais.
A produção do filme levou cerca de um ano, entre pesquisas de campo e gravações. A pesquisadora percorreu regiões por onde Chica passou e construiu seu legado, como Niquelândia, Uruaçu e Jaraguá, onde Chica morou até o fim de sua vida ao lado do filho, o Padre Silvestre Álvares da Silva.
“O mais interessante de se observar é que, mesmo no século XVIII, a projeção de Chica Machado era tamanha que seu marido não é retratado pelo nome próprio, mas sim como marido de Chica. Seus filhos, mesmo sendo padres, e figuras influentes da comunidade, são lembrados como filhos da Chica. Ela foi o pilar dessa família e da comunidade da época, mesmo sendo mulher, negra e escravizada”, enaltece Renata Rosa Franco.
Francisca se relacionou com o comerciante portugues Manoel Álvares da Silva, com quem teve 6 filhos. Um deles, Padre Silvestre, nascido em 1773 na Capela São Joaquim de Cocal, filial da Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Traíras, exerceu o sacerdócio na cidade de Jaraguá, onde viveu até sua morte em 1863. Padre Silvestre foi ainda o primeiro negro deputado por Goiás, participando da primeira constituinte, ainda durante o período Imperial.
Lançamento
O filme será apresentado no sábado (26), no Miniauditório da UEG-Niquelândia, a partir das 19h, acompanhado de um cine-debate sobre a obra com a diretora do curta, Renata Rosa Franco. A autora diz estar muito empolgada com a oportunidade de mostrar o resultado para os niquelandenses que participaram da produção, pois considera importante essa devolutiva do projeto para comunidade local, onde se concentram grandes histórias sobre a personagem histórica.
“A tradição oral em torno da personalidade de Chica Machado faz parte da riqueza imaterial não apenas da região do norte, mas de todo o Estado de Goiás, por enfatizar a trajetória de pessoas negras que ajudaram a construir Goiás e o Brasil”, ressalta a cineasta.
Cássia Monalisa, diretora da UEG-Niquelândia, salienta o importante papel da universidade no apoio às pautas dos povos tradicionais, através da pesquisa e extensão, o que a transforma em um “sólido palco para a valorização e preservação da nossa história e cultura”. A diretora abriu as portas da UEG para receber a comunidade e prestigiar o lançamento do filme, firmando, mais uma vez, essa ponte entre sociedade e universidade. “A UEG Niquelândia vem abraçar este movimento pensando na inclusão, diversidade e na proposta da construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, conclui Cássia.
O documentário foi feito com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. Os interessados podem acompanhar mais detalhes através da rede social oficial do filme @chicamachado_go.
Serviço:
Lançamento do documentário Chica Machado – Rainha de Goyaz
Data: 26 de abril de 2025 (sábado)
Horário: 19h
Local: Miniauditório da UEG – Câmpus Niquelândia
Câmpus Universitário de Niquelândia, Rua 08, n. 04 CHC, Niquelândia – GO
Entrada gratuita
Após a exibição haverá um bate-papo com a diretora Renata Rosa Franco
*Portal Rede Atualiza