Uma equipe da 11ª Companhia Independente de Polícia Militar de Niquelândia foi acionada por uma distribuidora de bebidas, que fica localizada na Avenida Anhanguera, após uma tentativa de golpe com uso de comprovante falso de pagamento via PIX no comércio.
De acordo com as informações da Polícia Militar, esse autor já era suspeito de aplicar fraudes semelhantes, utilizando sempre o mesmo modo de operação: realizar pedidos via WhatsApp e apresentar falsos comprovantes para liberação das mercadorias.
O proprietário da empresa desconfiou da autenticidade do documento e, ao verificar o extrato bancário, confirmou que não houve depósito. A equipe policial, prontamente empenhada, acompanhou o entregador até o local de entrega e, no momento em que o indivíduo apareceu para receber os produtos, realizou a abordagem e efetuou a prisão em flagrante pelo crime de estelionato.
Durante a ação, dois celulares foram apreendidos para investigação e a carga foi recuperada. O autor foi conduzido ao Hospital Municipal Santa Efigênia para confecção de relatório médico e, em seguida, apresentado na delegacia para os procedimentos legais.
Ele foi apresentado na unidade policial, junto com as mercadorias que havia comprado sem pagar. Também com os comprovantes dos falsos pagamentos para os procedimentos necessários. Essa modalidade de crime está previsto no Artigo 171 do Código Penal, e tratado como crime de estelionato.
A atuação rápida e estratégica da equipe policial foi fundamental para evitar mais prejuízos à empresa e garantir a responsabilização do autor. Nossa redação não conseguiu contato com a defesa do preso para manifestação a cerca dos fatos que levaram seu cliente a prisão.
*Polícia Militar de Niquelândia